Cinema – Antes que o mundo acabe.

Relação pais e filho adolescente. Pais não apenas no sentido pai e mãe. Pais mesmo, o homem, no plural. De nenhum, descobriu que poderia ter dois. Adolescentes de classe média no interior do Rio Grande do Sul, a vida numa pequena cidade, o primeiro namoro, o primeiro triângulo, a primeira traição, a primeira dor, descobertas, aceitação. Amor fraterno, amor romântico, amor filial. Acho que esse filme fala, sobretudo, de amor. De uma espécie de amor que permeia, ou deveria permear as relações mais próximas, pelo menos.

Quem viu e gostou de Guerra dos botões e Buenos Aires 100 km, por exemplo, tem tudo pra gostar deste. Se ao primeiro pode-se atribuir o subtítulo infância, ao segundo, perda da infância, a este poderia ser passagem forçada à idade adulta. E a descoberta que sim, nem sempre as pequenas dores e dúvidas de um garoto precisam acompanha-lo por toda a vida. E pra não falar também na referência a “Jules et Jim”.

Enfim, muitos classificariam como ingênuo. Eu diria um filme lírico. E, cada dia mais buscando resgatar minha ingenuidade quase perdida, vi e adorei.

Prazer: o grande valor de um filme, o maior, pra mim. Passou nesse quesito fundamental. Foi premiado em Paulínia (seis prêmios entre eles melhor longa e melhor direção) e levou o Prêmio Itamaraty de melhor longa na Mostra de SP.

Foi matéria no Metrópolis, da Cultura. Veja, mas depois do filme (aqui)

P.S. : A Casa do Cinema de Porto Alegre reúne um grupo adorável de cineastas. Outros dois muito legais são “Famosos e os duendes da morte” e “3 efes”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Cinema e vida, Sexualidade. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Cinema – Antes que o mundo acabe.

  1. FOXX disse:

    oi? ahnn? eu não entendi!

  2. junnior disse:

    Não conhecia o filme. Fui conferir o vídeo e o seu comentário despertou mais curiosidade.
    Beijos.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s