Cinema – Pro dia nascer feliz. Documentário

Pro dia nascer feliz nos permite um mergulho em diferentes realidades de escolas e da vida de adolescentes de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, conduzidos pelo olhar dos estudantes que as frequentam. Diferentes realidades sociais, desigualdades econômicas e de oportunidades.

Se as realidades são distintas – resultando, na maioria dos casos, em futuro diferente para as diversas personagens reais que vemos na tela -, as dúvidas, os medos, os sonhos e as esperanças dos jovens compõem um pano de fundo bastante [quase] uniforme. Vemos, ali, que talentos são desperdiçados, perdidos, por falta de oportunidade. Poderiam realizar e realizar-se muito mais, fossem outras suas condições de vida, suas escolas. E outros que, mesmo tendo boas oportunidades, frequentando boas escolas, se autodesperdiçam e também deixarão de realizar muita coisa boa para si e para o mundo.

Um interessante documentário do diretor João Jardim, que participou ativamente da filmagem de “Lixo extraordinário“. Antes, havia dirigido o também muito bom “Janela da alma“.

Pro dia nascer feliz é imperdível especialmente para todos que trabalham ou já estiveram envolvidos com educação. Inclusive na simples qualidade de alunos. No mínimo, nos leva à reflexão de que uma parte significativa do que somos ou deixamos de ser, conseguimos atingir ou não pudemos ser, depende da escola que pudemos frequentar.

Mas não é só isso! A vida, as declarações, as dificuldades de muitos daqueles adolescentes emocionam, são uma lição de vida.

De todo o filme, meu destaque especial fica para a poetisa pernambucana que você conhecerá logo na primeira escola documentada!

Trailller 1

Entrevista com o diretor e rápido depoimento da estrela [pra mim ela é a estrela] do filme.

Anúncios
Esse post foi publicado em Cinema e vida, Direitos Humanos, Opinião, Política, Preconceito, Sexualidade, Vida real. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Cinema – Pro dia nascer feliz. Documentário

  1. junnior disse:

    Oi Alex. Curtir ver o trailer e concordo q é tb socioeducativo.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s